Esse é um espaço para eu falar mais livremente, sem a seriedade do blog profissional

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Pá-Kua


Nos últimos tempos eu tenho clareado a minha mente, devo muito disso ao Pá-Kua que tem me ajudado a colocar as coisas em perspectiva, antes que os puristas das Artes Marciais me ataquem deixe eu colocar uma coisa, tenho um dan de Karatê e o 3º Kyu de Judô (respectivamente a faixa preta e verde), não acho que Pá-kua é uma Arte Marcial, o treinamento de disciplina marcial de Pá-Kua não tem o treinamento voltado para as competições, como o Judô que é uma categoria mais esportiva do Jiu-Jitsu tradicional, ou o Karatê que tem modalidades mais esportivas.
Uma coisa que eu gostei no Pá-kua foi a capacidade do mestre de modelar o treino para alguns problemas que tenho, nasci com desvio de coluna, a soma do meu peso e anos de treino de alto impacto e arremessos do Judô renderam um hérnia de disco, tive de ficar 2 semanas de molho e quando voltei reparei que o treinamento foi mudado e estou conseguindo acompanhá-lo tranquilamente.
Isso demonstrou, para mim que a filosofia do Pá-kua funciona, eu não busco mais uma atividade para combate ou esportivo, já tive isso, sei lutar, mas o treinamento também me ajuda na minha auto-disciplina e concentração.
Eu recomendo, para quem quer uma atividade física legal, que se adapte as suas necessidades e que dá noção de auto-defesa e disciplina.

0 Comments:

Postar um comentário

<< Home